Auditório General Foguetão
O Governo Provincial do Bengo, através dos Gabinetes de Recursos Humanos e da Saúde, realizou sexta-feira, 31 de Outubro de 2025, no auditório General Foguetão, em Caxito, um acto de sensibilização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da mama, sob o lema “Prevenir é Amar-se: Juntos pela Vida das Mulheres do Bengo”.
O acto foi presidido pelo Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, em representação da Governadora Provincial, Maria Antónia Nelumba.
A iniciativa, que teve como objectivo informar, sensibilizar e promover a prevenção do cancro da mama, incluiu uma palestra com duas abordagens — a preventiva e a clínica — apresentada conjuntamente pelas Doutoras Guilhermina Guilherme, Chefe do Departamento de Saúde Pública do Gabinete Provincial da Saúde, e Maria João, Directora Clínica do Hospital Provincial do Bengo.
Durante a sessão, as especialistas abordaram os principais factores de risco da doença — como o tabagismo, o consumo excessivo de álcool, o sedentarismo, o uso prolongado de anticoncepcionais e não só —, destacando ainda os sinais de alerta e a importância do rastreio regular para o diagnóstico precoce.
Na sua intervenção, o Vice-Governador alertou para a letalidade da doença e o aumento do número de casos registados no país, apelando ao engajamento de todas as forças vivas da província — igrejas, organizações da sociedade civil, partidos políticos, escolas, universidades e demais instituições — para reforçar os esforços do Governo na redução da incidência do cancro da mama no seio das famílias.
O acto, que incluiu a entrega de lembranças às participantes, culminou com uma marcha simbólica denominada “Caminhada Rosa”, em homenagem às mulheres afectadas pela doença e em celebração à esperança e à vida.
O evento contou com a presença de membros do Governo Provincial, funcionários de diversas instituições públicas, profissionais de saúde e convidados e, encerrando com êxito a campanha “Outubro Rosa” na província do Bengo.